GRAMADO E CANELA
AGROTURISMO E TURISMO SUSTENTÁVEL
ELIANE BARBOSA
Os Roteiros de Agroturismo na área rural de Gramado e ao Pé da Cascata, no Vale da Lageana, em Canela, desvendam aos olhos dos turistas lugares únicos, onde a natureza é respeitada.
Para chegar a Gramado e Canela, via aérea, partindo de Bauru pela Azul Linhas Aéreas – www.voeazul.com.br – o mais recomendável é através do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre. De lá é só subir a serra contratando serviços de traslado.
Gramado e Canela distam apenas nove quilômetros, ligadas por uma avenida repleta de atrativos. A das Hortênsias.
Está certo que os espetáculos do Natal Luz, o Minimundo, o Lago Negro, as chocolatarias e tantos parques temáticos como o Bondinhos Aéreos e as flores emoldurando todas as janelas e ruas são os maiores apelos para uma viagem até esse lugar único na Serra Gaúcha.
Mas há muito mais para ver e vivenciar, caso dos Roteiros de Agroturismo e o Pé de Cascata lançados pela Brocker. O primeiro já há alguns anos e o segundo em 2021.
Quatrilho e o Tour do Vale
Passeios desvendam a presença dos imigrantes italianos e alemães na cidade
São quatro opções de passeios pela área rural da cidade, passando por localidades que tem a presença de imigrantes italianos e alemães, e onde os turistas podem apreciar a vida colonial e as comidas e bebidas típicas da região. São eles: o Tour no Vale, o Raízes Coloniais, o Quatrilho e o Linha Ávila.
“Para nós é uma alegria e uma satisfação imensa assumirmos a responsabilidade de promover, operar e vender este importante produto turístico de Gramado. O agroturismo apresenta a essência da nossa colonização, das nossas origens e das nossas raízes, oferecendo ao turista a gastronomia típica do colono, as belezas naturais da região e os costumes do nosso povo”, destaca Adriane Brocker Boeira Guimarães, diretora da Brocker Turismo.
Tour do Vale
A estrada de chão, o ar puro, a natureza, as casas coloniais e a visita às famílias italianas e alemãs proporcionam momentos inesquecíveis no vale do Quilombo, Linha 28, interior de Gramado. Junto a morros de intensa vegetação, rios e cachoeiras, passando por campos de araucárias, parreiras de kiwi e uva a bordo de uma charmosa jardineira temática, o turista passa a conhecer as belezas naturais que Gramado esconde em seu interior.
Neste passeio os turistas visitam a Família Marcon, onde o casal italiano Vicente e Fátima Marcon compartilham a história de seus antepassados no memorial da família, mostrando objetos que eram utilizados pelos seus pais, o plantio de milho e o manejo com os animais. O visitante é convidado a alimentar as ovelhas com as próprias mãos. Para finalizar esta parada, todos degustam um bom suco de uva, acompanhado de pães e geleias produzidas pelo Marcon.
O tour segue para o Alambique dos Rosas, onde a arte de produzir cachaça marca esta parte do passeio. Quem conduz é o proprietário e produtor Romeu Rossa, que conta a história de sua família. O visitante acompanha a produção da cachaça de alambique desde a colheita da cana-de-açúcar. Em meio a um campo, onde o verde predomina, o visitante poderá provar estas delícias.
Para finalizar o passeio, uma parada na Família Baretta, em uma casa centenária em estilo enxaimel, onde funcionava um salão de kerb, o visitante é recebido pelo seu proprietário Jovani Baretta, que serve um saboroso café da tarde com verdadeiros produtos coloniais recheados por bolos, pastéis, cucas, sucos e cafés. O sanfoneiro abre a sua gaita e todos são chamados para dançar e cantar junto.
Tour Linha Ávila
A história da vida de homens e mulheres, alemães, italianos, franceses e gaúchos, que escolheram um bom lugar para viver e, através de seus costumes, mesa farta, religiosidade e empreendedorismo, transformaram a pequena cidade serrana em referência turística e cultural.
Nossa primeira parada será na Família Wagner, onde saborosos doces e geleias, produzidos pelo casal Lírio e Terezinha, ganham destaque. A história da família, de origem alemã e italiana, é contada enquanto o turista conhece a plantação de morangos e árvores frutíferas no entorno da bela casa construída especialmente para receber visitantes. Em época de frutas é oferecido o “colha e pague”, oportunizando ao visitante um momento único junto a natureza.
Na Cantina Nonno Giovanni, a história da imigração italiana é contada pelo casal Alcione e Marivani, em um ambiente acolhedor próximo a casa onde vivem. A produção de vinho artesanal em estufa de fumo desativada toma a atenção dos visitantes, que conhecem a fórmula para fazer vinhos. Queijos, salames, sucos, conservas, mel e pães caseiros são degustados e podem ser adquiridos pelos visitantes.
Para encerrar o roteiro, uma parada no Sítio Tradição. O espaço natural e tradicionalista da cultura gaúcha em Gramado. No local o visitante encontra um pouco de tudo que faz parte da cultura gaúcha. É servido um almoço delicioso, com costelão na vala. O local também oferece passeios e demonstrações de doma de cavalos e uma aula sobre chimarrão.
Tour O Quatrilho
Em meio a vales e riachos nas localidades de Campestre do Tigre e Tapera, onde viveram os protagonistas do livro e filme “O Quatrilho”, o visitante é convidado a conhecer a história das famílias que colonizaram estas terras. O cultivo de frutas e a produção de vinho, um moinho colonial, o cenário encantador de um mirante, a natureza e a mesa farta transformam o passeio em um momento inesquecível.
Nossa primeira parada acontece na casa da Família Lazaretti, que desde 1880 se enraizou em um pequeno espaço de terra no interior de Gramado. Hoje, a quarta geração dá continuidade ao cultivo de videiras e à elaboração de vinho colonial e graspa. Tendo em sua adega, onde o visitante é recebido, barris de madeira produzidos pela família.
Seguimos para o Moinho Grings, construído no final do século XIX, pelas famílias Trentin e Dal Ri. Foram estas famílias que, alguns anos mais tarde, deram origem a uma história inusitada que virou filme: O Quatrilho. Em 1952 a propriedade passou para a família Grings, dando continuidade com o trabalho do moinho, revitalizando-o para demanda da época, beneficiando o trigo, o milho, o centeio e o arroz, fazendo também outras atividades como agricultura e criação de animais.
Para encerrar com chave de ouro, a Família Ramm abre as portas de sua casa e convida o visitante para uma viagem ao passado, marcada por uma experiência efetiva e única. O café típico alemão resgata através de suas receitas, a história, os sabores e a tradição da Família em um local abençoado pela natureza.
Tour Raízes Coloniais
O Tour Raízes Coloniais emociona adultos e crianças! Um verdadeiro retorno às origens da colonização italiana no município de Gramado. Seguindo pelas localidades de Linha Nova e Linha Bonita o visitante pode conhecer a herança cultural dos imigrantes, passada de geração em geração até os dias atuais. A arquitetura típica, a hospitalidade e um delicioso café colonial fazem deste tour um passeio inesquecível.
Neste passeio há visita a Casa Centenária, construída em madeira sobre um porão de pedras (onde até hoje conservam-se vinhos, queijos e salames) conta um pouco da história de Gramado e de seus colonizadores, a Ervateira Marcon, onde é possível acompanhar de perto um processo artesanal de fabricação da erva-mate a matéria prima do chimarrão, o Museu Fioreze, onde o Sr. Nelson Fioreze orgulha-se de mostrar aos visitantes seu acervo de peças antigas que ele coleciona desde que tinha 12 anos, e o Caffe Della Nonna, onde a Família Foss recebe os visitantes em sua residência e oferece um saboroso café com pães caseiros saindo quentinhos do forno a lenha, deliciosas geleias de frutas, manteiga fresca, queijos, salames, linguiças cozidas, polenta e muito mais.
Para encerrar com chave de ouro, muita música e alegria com animação e participação para cantarmos Lá Bella Polenta e se divertir com a família.
Mais informações no site: https://brockerturismo.com.br/servicos/passeios-tours
No Vale da Lageana até a base da Cascata do Caracol
Atração única revela principal cartão postal da Serra Gaúcha de um novo ângulo, seguindo os passos dos primeiros moradores da região de Canela e Gramado.
A Brocker Turismo lançou uma grande novidade na região de Canela e Gramado: o Pé da Cascata Explorer. O passeio apresenta a Cascata do Caracol de um ângulo exclusivo, no qual a queda d´água pode ser visualizada da base da cascata. “O tour revela uma vista única da Cascata do Caracol, que pode ser apreciada em toda sua beleza de baixo para cima. No passeio, o visitante conhece a região dos primórdios de Canela e Gramado, o Vale da Lageana, caminhando por trilhas leves em busca do Pé da Cascata. Um misto de eco, aventura e história, em que os turistas seguem os passos dos primeiros moradores do Caracol, revelando a cascata que no início pensavam ser uma lenda” revela Adriane Brocker Boeira Guimarães, CEO do Grupo Brocker.
O Tour Pé da Cascata Explorer é uma atração que teve o seu início no começo da Brocker em 1995 mas somente agora foi retomada. Desenvolvida para grupos limitados de no máximo 20 pessoas, o passeio foi formatado para proporcionar uma imersão na história e na natureza da região, ao ar livre em ambiente aberto.
O canto dos pássaros e a mata nativa
“Esse é o primeiro passeio turístico de Canela e Gramado a revelar em detalhes onde tudo começou na região. A trilha permite escutar o som da cascata e do Arroio Caracol, o gritar dos pássaros, sentir os aromas da mata nativa, e o vento, o orvalho e as gotas de água. Enfim, é um espetáculo para todos os sentidos, que revela a beleza natural do Caracol tal qual os imigrantes o descobriram quando chegaram aqui”, comenta Any Brocker. “A equipe de guias e condutores da Brocker Turismo está em constante treinamento para oferecer o melhor do ecoturismo com informações e curiosidades sobre a fauna, a flora e a história da nossa região, assim como os protocolos de saúde e cuidados com a segurança, para garantir total conexão com a natureza e as raízes históricas do Caracol” enfatiza Carlise Bianchi, Diretora Comercial e de Marketing do Grupo Brocker.
Outros atrativos estão sendo preparados para enriquecer ainda mais a experiência. No passeio, os turistas tiram fotos memoráveis no pé da cascata e provam da gastronomia local em uma clareira com fogo de chão, relembrando os povos antigos e os colonizadores alemães. “No retorno da trilha nós acalentamos os participantes com um lanche especial, incluindo pinhão, autêntica iguaria gaúcha preparada pelos índios e famílias do Caracol, e as deliciosas cucas que vieram com os imigrantes da Alemanha, com chá para acompanhar. Uma experiência completa para viajantes curiosos, aventureiros e aqueles que se preocupam em viver o imperdível em cada destino turístico”, completa Adriane Brocker Boeira Guimarães.
E agora os turistas têm mais um motivo para voltar à Serra Gaúcha: o tour Pé da Cascata noturno, que acontece em noites de lua cheia. Não é somente um passeio, mas uma experiência proporcionada pela Brocker Turismo, em meio à natureza, onde o visitante irá aguçar seus cinco sentidos e se aproximar dos quatro elementos naturais – água, terra, fogo e ar – junto à Cascata do Caracol, durante noites de lua cheia.
Com o guia de turismo de natureza, os participantes poderão perceber cada elemento. A terra, como um elemento do corpo físico e as sensações que são transmitidas. A água, que se relaciona diretamente com a bioquímica (somos mais de 70% de água em nossa composição). O fogo e sua energia, que leva à intuição e ao lado espiritual. E claro, o ar que remete aos pensamentos e aprendizado.
Este roteiro noturno, por trilhas em meio a Mata Atlântica, irá instigar e promover percepções sobre o que está a volta: a natureza, os sons, os cheiros, a energia dos elementos naturais em um ambiente protegido. Serão momentos de conhecimento, introspecção e reflexão.
Cada participante poderá constatar que os seus passos não serão mais os mesmos, depois desta experiência pelos caminhos percorridos pelo primeiro morador do Caracol. Através da vivência desta história, será possível entender a importância da localidade e de como a Cascata não era somente uma lenda entre os imigrantes recém-chegados. A Cascata do Caracol sempre foi uma inspiração para este povo desbravador.
Este momento tão especial somente se encerra com um jantar afetivo na Casa da Vó Ivonne. O menu conta com as delícias da culinária alemã, servido em uma casa centenária, uma obra de arte que é parte viva da história de Canela e Gramado e que desperta as memórias afetivas de nossas convivências com família e amigos.
Informações sobre o Tour Pé da Cascata Explorer, valores, agendamento, dias e horários em: www.brockerturismo.com.br
A casa ao lado da cascata
A casa de Roberto Albino Brocker um dos pioneiros do Vale da Lageana e do Caracol está ainda ali para visitação. A casa, segundo o livro “ Onde tudo começou – almanaque do turismo e da história de Canela” foi construída no início da década de 20 pelo pai, Balduíno Brocker, neto de imigrantes alemães chegados ao Brasil em 1862. Balduíno trabalhava com pecuária e tinha um açougue. Casou-se com Maria Wasem, neta dos primeiros moradores do Caracol. Juntos tiveram 12 filhos, sendo o mais moço Abílio que se casou com Ivone Carmen Nunes Brocker, sua prima em segundo grau. Ali criaram suas três filhas: Vera, Vanda e Elsa.
Vera é casada com Renato Voges Boeira e mãe de André, Adriane, Renata e Luiza e avó de sete netos.
Adriane Brocker Boeira Guimarães, a Any, fundou a Brocker Urbani juntamente com sua prima Iara Brocker Urbani quando tinha 19 anos, inicialmente focada no turismo ecológico no Vale da Lageana, próxima a Cascata do Caracol, onde se criaram na casa dos avós.
Nesse lugar, nasceu a Brocker Turismo que hoje oferece a chance de os visitantes conhecerem o Pé de Cascata, toda a natureza preservada que o cerca e conhecer e vivenciar a vida dessa família de pioneiros. A empresa tem atualmente no comando Any e sua sócia e amiga Carlise Bianchi.
Onde tudo começou
Guilherme Wasem, imigrante nascido na Renânia, antigo reino da Prússia, atualmente Alemanha, chegou ao Brasil em 1847. Ficou em Hamburgo Velho por 17 longos e sofridos anos, decidindo em 1863, depois da morte da mãe, mudar de vida outra vez fixando-se numa clareira recoberta de grama em meio à mata de araucárias: no Campestre Canella.
Mas seu sonho de paz não aconteceu nesse lugar pois o Campestre foi vendido e ele expulso. Foi então que o destino o levou ao Vale da Lageana, onde passou a vida sempre trabalhando aos pés da cascata do Caracol. O lugar onde Canela viveu seus primórdios.
Com informações do livro: “Onde Tudo Começou – Almanaque da história e do turismo de Canela” – Edição e Textos: Liliana Reid/ Escritor Convidado: Eduardo Bueno/ Direção de Arte e Design Gráfico: Adriana Guimarães
“Foi no Caracol que a história deste Almanaque começou. Foi também lá que os Wassem e a família Brocker começaram. Foi no Caracol que a movimentação de pessoas e hotéis começou” – Liliana Reid