
Croácia – Comer é uma paixão
A gastronomia croata muda de região a região, mas em todas é rica e saborosa. Espetacular como suas paisagens
Os croatas adoram comer e festejar. A cultura à boa mesa é coisa séria por lá. Em Zagreb dá para observar e também participar dos encontros nas cafeterias. Um ritual para os moradores e uma dica para os turistas.
Madjarica (bolo em camadas de chocolate), Kremsnita (cheesake estilo croata), Krafna (donuts de geleia), orehnjaca (pão enrolado com nozes) podem ser comprados em qualquer doceria.
A Tkalciceva é a rua mais procurada para tal. Mas você também encontrará mesas nas calçadas da Trg Petra Preradovica ou na Bogociceva.
Existe até um evento especial aos sábados pela manhã, o Spica que consiste no hábito de tomar café (kava) em uma praça, enquanto se observa pessoas no centro da cidade.
À tarde, nada melhor do que rodadas de cerveja (lá chama-se pivo) com o grupo, para abrir o apetite para quem sabe um nhoque com carne que lembra o nosso lagarto, que comi no excelente Agava.
http://www.restaurant-agava.hr/index.php?locale=en
A cultura gastronômica vem crescendo e ganhando status na Croácia. Seja na região da Ístria, na Dalmácia Central (Split e ilhas como a Brac), no Sul (em Dubrovnick) e demais localidades.
As trufas brancas, uma das iguarias mais caras do mundo, cresce nas florestas da Ístria, a Toscana Croata. O auge do cultivo ocorre no outono.
O turismo local oferece rotas de visita guiadas a propriedades que cultivam trufas e produzem azeite e vinhos.
O culto à mesa
Os croatas, assim como nós, principalmente nas cidades maiores como Zagreb, também são adeptos dos lanches rápidos, mas nos finais de semana e em dias de comemoração o que prevalece mesmo é o culto à boa mesa. Ficam horas comendo e trocando ideias de como deixar aquele cordeiro, o peixe, o pão mais saboroso e nutritivo. O pão negro que comi na ilha de Brac vem decorado com flores silvestres e é perfeito para começar o ritual de comilança com azeite trufado.
Para completar, sal puríssimo, retirado na pequena cidade de Ston (caminho entre Zagreb e Split). Aproveite para conhecer as salinas, algumas milenares e trazer para casa flor de sal.
SLOW FOOD:
Tudo fresco
Os alimentos frescos da safra são a vedete dos pratos, quem sabe por conta do Mediterrâneo (o mar Adriático, que banha várias cidades croatas, é um braço do Mediterrâneo).
Os preços não são exorbitantes, mas saiba que se você estiver com pouco dinheiro não comerá mal na Croácia: há inúmeras padarias, mercados em toda as cidades, mesinhas nas calçadas.
Diferenças de regiões
É um engano pensar que a comida croata é gordurosa e pesada. Depende de onde se esteja. Em Zagreb e na parte noroeste prevalecem pratos muito parecidos com os da Áustria como o assado de cordeiro (janjetina), a carne de porco (svinjetina) e de pato (patka), acompanhados de massa (mlinci) ou de batatas assadas (peceni krumpir).
Peru e macarrão estão presentes sempre em Zagreb, onde também pode ser pedida uma carne cozida curtida lentamente em fogo brando, e bife de vitela à milanesa recheado com queijo e presunto (zagrebački odrezak).
Não se preocupe com o cardápio. Há traduções na maioria dos restaurantes para o inglês.
No litoral
Na Dalmácia, litoral, a comida é mediterrânea. A meta é fazer o cliente comer bem, mas ir embora se sentindo leve e feliz (frase de Nenad Kukurin, do restaurante Kukuriku, em Rijeka).
http://www.kukuriku.hr/index.php/hr/restoran
Usa-se muito azeite de oliva, alho, peixes frescos, lulas, lagostas, moluscos e ervas. Peça lignje (lula à milanesa), depois rizoto (risoto) com frutos do mar. Para os carnívoros é uma boa a pastichada (carne cozida no vinho com temperos e servida com nhoque).
Em Bol (Ilha de Brac) na costa sul da ilha funciona o restaurante Vagabundo, oferecendo pratos como risoto e filé de atum com croquete de batatas e legumes grelhados no azeite. Preço: em torno de 80 kunasm ou seja, R$ 35,00.
SAIBA MAIS
Trufas brancas
A trufa branca é encontrada por cachorros que não as come. Pode custar mais caro que o ouro. A branca é mais valiosa do que a negra, com o quilo podendo chegar a 5.000 euros
Ístria
A manestra é uma sopa de feijão e vegetais muito apreciada na Ístria, assim como o fuzi (massa artesanal e fresca) servida com tartufi (trufas brancas) ou divlac (carne de caça).
Cerveja (pivo)
As cervejas mais populares (pivo) na Croácia são a Ozujsko e a Puna (em Zagreb) e a Karlovacko, de Karlovac.
ZIVJELI! (saúde)
Espaguete com frutos do mar
(receita: Mariuccia Ancona Lopes)
- 500 g de espaguete al dente
- 1 cebola média, picada
- 3 dentes de alho picados
- 300 g de lula em rodelas
- 300 g de camarão limpo, aferventado
- 300 g de mariscos (já fervidos) com a casca
- 4 tomates sem semente
- 5 a 5 colheres de azeite
- 1 folha de louro
- Pimenta do reino a gosto
- Salsinha
Modo de preparo:
- Aqueça o azeite numa panela grande. Junte o alho, a cebola e refogue por cerca de 3 minutos. Adicione o camarão e a folha de louro e então os tomates, sal, as lulas, o marisco. Tampe e deixe cozinhar por 10 minutos, mais ou menos. Junte a salsinha na hora de servir, mexendo rapidamente.
- Enquanto prepara o molho, cozinhe o macarrão al dente em água fervente com um pouco de sal. Sirva em seguida.
Macarrão com trufa branca
Porção: 4 pessoas
- 100g de talharim
- 25g de Manteiga com Tartufo Branco
- 50g de manteiga
- 50g de parmesão ralado
- 1 gema de ovo
- Sal e pimenta branca em grãos
- Tartufo Branco Fresco
Modo de preparo:
- Cozinhe 100g de talharim al dente em água com sal.
- Para o molho: misture numa tigela a Manteiga com Tartufo Branco (também pode ser o Negro), a gema de ovo e o queijo parmesão. Coloque o talharim em uma frigideira larga e tempere-o com o molho de tartufo. Disponha-os numa travessa e sirva-os imediatamente, bem quente, polvilhando com a pimenta branca moída na hora e lascas de Tartufo Branco Fresco.
Sarma (repolho recheado)
- 2 unidades de repolho médias
- 6 fatias de bacon picadas
- 1 cebola picada
- 1 xícara (chá) de extrato de tomate
- 2 ovos
- 2 colheres (chá) de sal
- ½ colher (chá) de pimenta do reino branca
- 1 colher (chá) de páprica picante
- 2 colheres (chá) de molho inglês
- 375 g de patinho moída
- 375 g de carne de porco moída
- 375 g de presunto cru moído
- 2/3 xícaras(chá) de arroz cozido
Modo de preparo:
- Retire as folhas mais externas e corte o centro dos repolhos, extraindo o miolo e deixando um buraco, mas sem atravessar, criando assim um recipiente.
- Escalde os repolhos com água fervente, para que amoleçam.
- À parte, em uma panela, refogue o bacon e a cebola até dourar. Adicione o extrato de tomate.
- Bata os ovos, adicione o sal, pimenta, páprica e molho inglês. Adicione ao refogado juntamente com o patinho, a carne de porco e presunto moído.
- Refogue por cerca de 15 minutos, mexendo sempre.
- Desligue o fogo, misture delicadamente o arroz já cozido. Divida o recheio por dois, metade para cada repolho.
- Leve ao forno por 5 minutos e sirva quente.
Apoio:
Escritório de Turismo da Croácia