Topo

O burro do Presépio e o Cristo nu

O burro do Presépio e o Cristo nu


ZARCILLO BARBOSA


No Céu também há estrebarias. Pelo menos é o que nos ensina o burrinho do presépio. Na casa de meu Pai há muitas moradas (João 14,2).


O Céu não é só o lugar derradeiro de grandes apóstolos, dos mártires heroicos, dos sacerdotes, dos doutores da Igreja, das virgens puras e santos incomparáveis. Lá também há lugar para aqueles que souberam levar a carga que a vida impõe a cada um, com fidelidade e diligência.


A valer o conceito, nem todo asno entra no Céu. O jerico precisa ser bom para merecer lugar nas cocheiras celestiais.


Muitos conseguem carregar certas coisas durante algum tempo, mas o bom burro é aquele que carrega o que tiver que carregar, sem discutir, sem escolher, sem resmungar, sem pedir descanso, contentando-se com a ração.


Há outra condição para o burro entrar no Céu. Que ele entenda – embora burro – o valor da carga que leva. O burro do Presépio levava uma mulher, como qualquer outra. Mas aquela senhora tinha dentro de si o Salvador. Era isso que fazia dele o burro do Presépio.


Aqueles que pretenderem seguir os seus passos para chegar ao Céu têm que compreender o valor de tudo o que levam. Se alguém quiser vir por mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me (Mateus 16,24).


Assim se entra no Céu, levando a carga da vida. Podem achar que virei um pregador arrependido, com esta lição conformista. Para os utópicos não metafísicos só serve para atrasar a Revolução e induzir ao trabalho dócil em função dos interesses do capital. Não tenho tal pretensão. A carga a que me refiro é aquela imposta pelos percalços da vida, da qual ninguém escapa – nem a burguesia e muito menos o proletariado.


Esta é a grandeza do burro do Presépio, uma das mais notáveis da história da salvação.


O Presépio poderia existir sem a vaca. Sem os pastores, os carneiros e sem os Reis Magos. Até poderia existir sem José e os anjos. No Presépio existem apenas três personagens indispensáveis: Jesus, Maria e o burro. Jesus é o Deus que se fez homem, que muda o sentido do universo. Maria é o caminho que Jesus escolheu para vir. O burro é o meio de lá chegarem.


Sem Jesus não há presépio. Sem Maria não teria chegado ao Presépio.


O Papa Francisco também leva a carga da crise que atinge o catolicismo universal. São tantos casos de pedofilia, corrupção e pedidos de abolição do celibato, que seria “castrador de afetos”. As mulheres, também reivindicam o seu lugar no altar, dizendo missa, pregando a Palavra e cuidando do rebanho. 


Li, em algum lugar, que na cidade do interior da Espanha, Medina Del Campo, a comunidade mandou fazer um Cristo “nos braços da morte”, nu, exibindo os genitais. Os fiéis se cansaram de Jesus emasculado. Querem mostrar que “a Igreja está nua” e carrega a própria cruz.


Zarcillo Barbosa é jornalista
proximarota
Sem comentários

Escreva seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.