Topo

GRAMADO

GRAMADO

NA TERRA DO NATAL LUZ E DO FESTURIS

 

Eliane Barbosa

 

A correria é grande nas agências de viagens de todo País: famílias inteiras procurando pacotes para o Natal Luz de Gramado, o maior e mais belo espetáculo temático natalino do País. Se Gramado já é linda em todas as estações, agora, quando a emoção toma conta com as encenações, cântigos, luzes e cores, imagine a perfeição.

 

A disputa é grande e quem pestanejar pode ficar sem vaga nos hotéis do mais puro charme, como a “Pousada Vovó Carolina”, na Avenida das Hortênsias, perdendo todo aquele encanto de cores, vozes, luzes que se espalha desde a Rua Coberta até o Lago Joaquina Rita Bier.

 

Gramado, a terra do Festival de Cinema (em agosto) e do Turismo (o FESTURIS será realizado este ano de 9 a 12 de novembro) já está finalizando a decoração para os festejos natalinos. Época especial para entrar no mágico clima do natal e conhecer as principais atrações da Serra Gaúcha, incluindo o Tour Raízes Coloniais (consulte as agências de turismo e de receptivo) que leva o visitante a um passeio histórico aos lugares onde teve início o povoamento de Gramado.

 

O passeio  passa pela Linha Nova e Linha Bonita e no trajeto são visitadas a Casa Centenária, a Fábrica de Erva Mate Marcon, o Moinho Cavichion, o Museu Rural Fiorezze, finalizando com degustação de produtos coloniais e frutas da estação oferecidas pela Dona Zulmira.

 

Se durante o dia os passeios pela cidade e arredores move os turistas, à noite a emoção aflora com a programação do Natal Luz, levando à uma imersão nesse mundo mágico em que velhos voltam a ser crianças, se emocionando com os desfiles, o sorriso do Papai Noel e todo aquele clima de contos de fadas. Natitivaten, Árvore Cantante, Grande Desfile de Natal, Natal pelo Mundo, Natal Mágico com Kronnus… Tudo preparado com a missão de encantar um público aproximado de cerca de 1,7 milhão de pessoas em uma temporada de mais de 80 dias, totalizando mais de 500 apresentações.

 

(Fotos Natal Luz – divulgação)

 

Durante o ano todo e especialmente agora, época que também coincide com o desabrochar das hortênsias e outras flores, Gramado é o destino mais procurado para viagens no Brasil. Tanto assim que há 29 anos sedia o FESTURIS, o maior evento de turismo da América do Sul, iniciativa pioneira das empresárias Marta Rossi e Sílvia Zorzanello, que projetaram o destino em todo mundo. O Rossi e Zorzanello é uma marca registrada entre operadores, agentes e destinos, reunindo todo ano, no Rio Grande do Sul, o melhor da área em repleto desenvolvimento.

 

 

O destino

 

O nome Gramado deriva das vastas áreas gramadas usadas como parada obrigatória de repouso para os tropeiros que, desde 1875, utilizavam a cidade como rota de passagem em direção a São Francisco de Paula.

 

A limpeza de suas ruas, as casas em estilo enxaimel (herança da colonização germânica), as fábricas de chocolate, a Aldeia do Papai Noel, o Lago Negro (réplica do alemão) são um eterno convite para viagens românticas e familiares. O passeio a pé pelo centro, com paradas para compras nas variadas lojas de malhas, couros, artesanato, chocolate e cutelaria (O Nonno Ferrero vende facas para churrasco espetaculares!) é uma tentação.

 

A igreja de são pedro do lado do palácio dos festivais toda em pedra (foto Eliane Barbosa)

 

Lago Joaquina Rita Beer (foto João Zanuzzi, divulgação prefeitura municipal de Gramado)

 

A administração municipal há década só concede licença para construção para edifícios de até quatro andares de altura e que respeitem o estilo arquitetônico local (Foto divulgação prefeitura municipal de Gramado)

 

Assim como ocorre nos países europeus onde tudo é perfeito, em Gramado a limpeza, a beleza e a paisagem urbana característica preservada encanta (Foto divulgação prefeitura municipal de Gramado)

 

(Foto divulgação prefeitura municipal de Gramado)

 

 

No alto com jeito europeu

 

Situada a 855 metros de altitude e a 115 quilômetros de Porto Alegre, pela RS-115  (no aeroporto há empresas de receptivo mas o agendamento para subir a serra demanda agendamento prévio), a cidade do chocolate quente, das rodadas de fondue, dos cafés coloniais e do galeto ao primo canto ( suas tentações gastronômicas) continua sendo um destino para descanso e tratamento de estresse. O Kurotel, um dos pioneiros spas médicos brasileiros nasceu ali e ainda hoje continua atraindo clientes que atestam os resultados. Ricos e famosos estão sempre por lá para desintoxicação ou apenas para reposição das energias.

 

Vista do Vale do Quilombo (foto Leonid Streliaev – divulgação prefeitura municipal de Gramado)

 

Mas é também um paraíso para amantes da arquitetura e da natureza que querem ver a serra de cima, quando, pode crer, fica ainda mais bonita. Com apenas um ticket (Bustour) é possível embarcar e desembarcar quantas vezes quiser no ônibus panorâmico vermelho – nos moldes dos que circulam por toda a Europa –  para  conhecer as 30 principais atrações de Gramado e Canela – www.bustour.com.br

 

 

São quatro ônibus circulando entre 8h15 min e 18h30  (durante os dias do Natal Luz há ainda a possibilidade de passeios noturnos para avistar as duas cidades iluminadas – “Illumination Bustour”) com o turista podendo iniciar o roteiro de qualquer ponto, a qualquer hora. Os ônibus contam com áudio em português, espanhol e inglês, parando entre outros lugares como Snowland, Le Jardin, Terra Mágica Florybal, Parque Vale dos Dinossauros, Cascata do Caracol, Castelinho Caracol, Museu de Cera, Harley Motor, Mundo Gelado Capitão Jack.

 

(Foto Eliane Barbosa)

 

A rua coberta (Foto Eliane Barbosa)

 

 

Cucas e pães quentinhos

 

Além do Bus Tour, o visitante pode percorrer seus pontos turísticos comprando pacotes junto às agências de turismo credenciadas, alugando um carro, de táxi ou através da Jardineira das Hortênsias.

 

Seus ônibus decorados que relembram as jardineiras do passado ficam estacionados bem em frente à Rodoviária, ao lado dos fornos de cucas e outras delícias gramadenses. Enquanto o cliente espera o horário da saída pode comprar lembrancinhas na lojinha ao lado e, claro, esses produtos caseiros que cheiram de longe e são uma tentação. A massa é preparada pelas mulheres mas quem assa os pães e as cucas são os homens. Do nono ao neto embalando à vista do freguês.

 

A gastronomia, como se vê,  é outro ponto forte dessa cidade onde ninguém recusa um rodízio de fondue mesmo sabendo que o alimento, calórico, é tradicionalmente consumido no inverno. Os sabores são tentadores: queijo, carne e chocolate, servidos em casas famosas.

 

Para os amantes da culinária italiana há inúmeras cantinas, onde as massas são um show. E para quem estiver com pouca grana, pastelarias, lanchonetes e até mesmo restaurantes por quilo.

 

Uma das casas de foundue da cidade (Foto Eliane Barbosa)

 

Além dos couros, das malhas, dos chocolates, Gramado também é a terra dos cristais e do Museu do Perfume (no caminho de apenas oito quilômetros entre Gramado e Canela há vários museus temáticos, do Mundo ao Vapor ao Museu da Moda).

 

Estando em Gramado é possível acompanhar pessoalmente todo o processo de produção artesanal dos cristais de murano, na fábrica e loja Cristais de Gramado. As peças já ficaram famosas internacionalmente, sendo exportadas para o designer italiano Ivan Baj.  Para ficar com água na boca, nada melhor do que visitar uma das 12 fábricas de chocolate da cidade, como a Lugano e a Caracol. O cheiro de chocolate, misturado à cuidadosa disposição dos produtos nas lojas, é um convite à gulodice. As caixas caprichadas também são uma ótima opção de presentes para os amigos.

 

 

Lago Negro

 

O tour de ônibus panorâmico ou na Jardineira pelos principais pontos turísticos de Gramado dura em torno de 1h30. Suficiente para pequenas paradas e intervalos para fotos. Um dos pontos visitados é o Lago Negro, que deveria chamar-se Lago Lindo.

 

(Foto divulgação internet)

 

É belíssimo, parece que é natural mas foi criado. O formato semelhante à letra “u”, que o faz parecer maior, e a vegetação européia são resultado do empenho de Leopoldo Rosenfeld.  O gaúcho teve a idéia de fazer o lago depois de encontrar a região, então chamada de Vale do Bom Retiro, totalmente devastada por um incêndio. Rosenfeld iniciou a construção da barragem do lago em 1953 e, para garantir semelhança com os lagos europeus, plantou em suas margens mudas de árvores da Floresta Negra da Alemanha.

 

 

Serviço

 

Programação completa do Natal Luz de Gramado – www.natalluzdegramado.com.br

 

A Pousada Vovó Carolina, é uma das mais agradáveis de Gramado. Consulte outras opções nos guias da cidade ou junto ao seu agente de viagens – www.vovocarolina.net.br

 

Jardineira das Hortênsias: saídas diárias às 10, 12, 14 e 16 horas. Avenida das Hortênsias, 1.720 – jardineiradegramado.com.br

 

Lago Negro: entre as Ruas Casa da Juventude e 25 de Julho (Planalto), das 9 às 18 horas

 

Cristais de Gramado: km 36 da RS-115, Várzea Grande. Oferece traslado gratuito – www.cristaisdegramado.com.br

 

Chocolates Lugano: Rua São Marcos, 374.  A loja abre de segunda a domingo, das 8h30 às 18 horas; a fábrica, de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30 – www.chocolatelugano.com.br

 

Chocolates Caracol: Avenida Borges de Medeiros, 2.935 – www.caracolchocolates.com.br

 

La Famille De Gazon: uma das casas mais tradicionais de fondue da serra gaúcha. Avenida das Hortênsias, 1.008 – www.lafamilledegazon.com.br

 

 

O Festuris e sua importância

 

Detentor de um formato único na indústria turística da América Latina, o FESTURIS caracteriza-se por sua abrangência internacional e, principalmente, pela sua segmentação. 

 

Na sua 29ª edição, o FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo continua investindo no segmento Luxury, triplicando a área do espaço exclusivo para empresas e destinos que atuam no segmento de turismo de luxo.

 

Além dessa aposta, o FESTURIS apresentará novos conceitos para alguns de seus já tradicionais espaços, como o MICE, LGBT, Tecnologia e Sustentabilidade que trarão um novo layout facilitando o negócios e oferecendo novas opções de participação, tanto para expositor quanto para participantes. 

 

Outra novidade é o Espaço Business que passa a partir deste ano integrar a feira como outra opção de exposição e realização de negócios. 

 

O FESTURIS, tem como característica principal a segmentação, que  impulsiona ainda mais a capacitação,a promoção e a comercialização das marcas participantes. Nesse modelo, aproximam-se os expositores dos principais buyers de seu nicho.

 

 

Acesse para mais informações – www.festurisgramado.com

Eliane Barbosa
Sem comentários

Escreva seu comentário