Topo

10 livros para viajar pela República Tcheca

10 livros para viajar pela República Tcheca

Estes 10 livros foram inspirados pelas cidades pitorescas, pela natureza romântica ou a fascinante história da República Tcheca. Embora eles falem de temas diferentes e sejam  destinados aos amantes da fantasia, sátira ou  de suspense, têm algo em comum: seus autores foram cativados pela República Tcheca. Portanto, depois de ler os livros recomendados é bem fácil sentir a necessidade de viajar imediatamente para República Tcheca.

 

viewimage-aspx

 

 

1 – A insustentável leveza do ser, de Milan Kundera

 

O célebre romance do ainda mais famoso escritor se passa no momento da Primavera de Praga (em 1968) e descreve a vida intelectual e artística desta época tumultuada, e também a vida íntima de quatro personagens principais e um cachorro.

 

 

2 – O Processo de Franz Kafka

 

O ilustre escritor Franz Kafka nasceu em Praga e antes de ter inspirado gerações de escritores, ele mesmo se inspirou por esta capital. Como ele mesmo disse, Praga lhe captura e não solta mais. Kafka tinha um senso especial para descobrir o mistério nas ruas estreitas de Praga, o que demonstrou no seu romance de arrepiar – O Processo.

 

2viewimage-aspx

 

 

3- Golem, de Gustav Meyrink

 

O romance de mistério é ambientado no final do século XIX, nas ruas tortuosas da antiga Cidade Judaica. O personagem principal viaja no passado e, por sua vez, está em perigo de morte.

 

 

4 – O Cemitério de Praga de Umberto Eco

 

Drama, aventura e um protagonista não exatamente admirável. Esses são os principais atributos do romance espetacular de Umberto Eco, para ser lido por quem quiser desfrutar não só Praga, mas também a arte de um grande escritor.

 

 

5 – As Aventuras do Bom Soldado Švejk, de Jaroslav Hašek

 

Para quem se interessa pela  historia da República Tcheca e a especial forma de vida de seus habitantes, o livro As Aventuras do Bom Soldado Švejk será um prato cheio. O livro satírico relata a vida de um soldado da primeira guerra mundial mostrando a corrupção nua e crua, hipocrisia e degeneração da sociedade da época.

 

 

6 – As assombrosas aventuras de Kavalier e Clay, de Michael Chabon

 

A novela, pela qual Michael Chabon mereceu o Premio Pulitzer, transporta os leitores desde Praga ocupada pelos nazistas até Nova York onde os personagens principais se juntam para criar uma história em quadrinhos.

 

3viewimage-aspx

 

 

7 – Praga mágica, de Angelo Maria Ripellino

 

O livro de ensaios  Praga Mágica do autor italiano Ripellino, é centrado no amor e na inspiração. O autor  rende homenagem à beleza, melancolia e mistério que da Cidade situada sobre o rio Moldava (Vltava). Angelo Maria Ripellino amava Praga e condenava duramente a ocupação da República Tcheca em 1968, razão pela qual nunca mais retornou à sua Cidade favorita.

 

 

8 – O Milagre Secreto, de Jorge Luis Borges

 

O dramaturgo Jaromír Hladík é preso em Praga ocupada pelos nazistas. Ele é um judeu fortemente posicionado contra a união da Áustria com a Alemanha nazista. Estes são motivos suficientes para a execução. Porém no momento em que ele tem de ser executado, um milagre inesperado acontece.

 

 

9 – Gottland, de Mariusz Szczygiel

 

Um dos melhores jornalistas investigativos na Europa escolheu a República Tcheca como seu próximo alvo para descobrir seus segredos. A novela emocionante Gottland é uma excelente companheira para um voo para a República Tcheca.

 

 

10 – A orgia de Praga, de Philip Roth

 

O escritor norte-americano embarca numa Viagem para Praga em 1970, em busca de um manuscrito escrito por um mártir judeu. Na complicada Viagem pelo país comunista encontrará mais do que estava preparado.

 

 

Saiba mais sobre Praga

 

Acesse: http://www.czechtourism.com/pt/home/

 

Apoio: CCCR — Czech Tourism.

 

Eliane Barbosa
Sem comentários

Escreva seu comentário